Home          Quero Anunciar          Mapa do Site          Fale Conosco  
Home      Quem Somos      Localização      Parceiros      Fale Conosco      Faça seu Cadastro
 
  Academias
  Açougues
  Agencias de Viagem
  Assitência Técnica Celular
  Bares
  Bibliotecas e Livrarias
  Bordados
  Cabeleireiros
  Campos de Golfe
  Cartórios
  Casas de Cãmbio Interlagos
  Casas de Repouso
  Centros Automotivos
  Chocolaterias
  Churrascarias
  Clubes
  Coleta Seletiva
  Consórcios
  Desumidificadores
  Docerias
  Escola de música
  Escola de Wake
  Escolas de Tenis
  Escolas em Interlagos
  Escritórios Contábeis
  Esquadrias de Alumínio
  Exame Médico admissional
  Exame Médico para motoristas
  Farmácias e Drogarias
  Floriculturas
  Gráficas
  Indústrias Eletronicas
  Jornais e Revistas
  Lanchonetes
  Locação de Quadras
  Locadoras de Carro
  Marcenarias
  Marinas
  Massagem e Estética
  Oficinas Mecânicas
  ONGs
  Óticas
  Padarias
  Paisagismo
  Parques
  Passeio de Barco
  PET SHOP
  Pizzarias
  Planos de Saúde
  Postos de abastecimento
  Publicações da região
  Remo e canoagem
  Restaurantes
  Seguros
  Serviços Públicos
  Shoppings
  Uniformes
  Universidade
  Utilidade Pública
 
  Inserir anúncio

  Imóveis
  Artigos esportivos
  Barcos
  Empregos
  Automóveis
  Máquinas e Equipamentos
  Artesanato
  Arte
  Cabeleireiros
  Móveis
 
  Náuticos
  Fórmula 1
  Automobilísticos
  Ciclísticos
  Musicais
  Esportivos
  Ambientais
  Teatro
  Populares
  Shows
  Diversos
  Festivais
  Infantis
  Educativos
  Gastronomicos
 
  Do bairro
  Autódromo
  Represa Guarapiranga
  Travessia do Atlantico
 
  Notícias
  Turismo
  Meio Ambiente
  Sobre o Monumento aos Heróis da Travessia do Atlantico
  Autódromo
  Clubes
  São Paulo
  Brasil
 
  Deixar meu recado
Ver todos os recados
 
 
Encontre aqui:
 
NOTÍCIA

Programação CECCO

Fundado em 1991 e atuando há 12 anos na Avenida Atlântica, o Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO) Interlagos vem beneficiando a população local e também os usuários de territórios vizinhos, oferecendo cada vez mais atividades que visam a integração entre os usuários do serviço. A característica principal do CECCO é a convivência e é a partir dela que a equipe de 12 profissionais pensa nas atividades da unidade.

Yara Cintia Pereira, colaboradora do CECCO, cuida da parte administrativa do local, mas também participa das oficinas: “Aqui todo mundo participa, todo mundo interage”, contou. Na unidade, os pacientes da rede de saúde mental, além dos seus familiares e do público em geral, recebem atenção em um espaço que foi criado para fortalecer as trocas afetivas e de saberes.

O lugar é destinado para todos os públicos, independentemente da idade, situação familiar, mental, social ou de incapacidades sensoriais e/ou mentais. “A gente promove a convivência e acredito que atinja o objetivo. O usuário vem para cá e ele se sente tão acolhido que não sai mais daqui. Aqui pode chegar qualquer pessoa, desde que tenha condições de conviver, qualquer um pode frequentar nossos serviços”, explica Yara.

Um exemplo de pessoa que frequentou o CECCO pela primeira vez e não saiu mais é o usuário João Batista Fiel. Ele foi à unidade pela primeira vez há nove anos, encaminhado pelo médico durante o tratamento contra a dependência química. Fiel gostou tanto das atividades ofertadas que continua frequentando o CECCO semanalmente. “Me encaminharam para cá e eu não saí mais porque eu gostei. Fui internado por conta da dependência no mínimo seis vezes, mas a última foi há 6 anos. Desde então, não tive mais recaída e as portas aqui sempre estiveram abertas para mim. Aqui, anima a gente a tocar a vida para frente e não voltar mais para o vício. O pessoal aqui cuida da gente muito bem, não faz diferença de pessoas.”

Há 8 meses como gerente do CECCO Interlagos, Maria Aparecida Carneiro conta que as atividades pensadas para as oficinas são visando, em primeiro lugar, os usuários do serviço, para continuarem participando e convivendo no local.

“A todo o momento a gente pensa no usuário. Nós estamos fazendo parcerias, pensando em novas oficinas, tudo para ampliar as opções. O usuário está em primeiro lugar. O CECCO é um espaço que vem agregar aos usuários a socialização, autonomia, inserção social, convivência e resgatar o papel deles como atores da própria história”, afirma a gerente.

Parceria

Para incrementar ainda mais o quadro de atividades, a unidade está com uma parceira com o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK). A instituição, sem fins lucrativos, oferece projetos artísticos e esportivos aprovados em lei de incentivo fiscal para atender crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual. O Instituto Olga Kos atua em parceria com unidades de Saúde Mental, escolas e ONGs, oferecendo gratuitamente as oficinas.

Duas vezes na semana o Instituto ministra a oficina “Cor e Ritmo” no CECCO Interlagos. Entretanto, como se trata de um centro de convivência, a atividade abrange qualquer pessoa que queira vivenciar a atividade, e não apenas pacientes de Saúde Mental.

Oficinas do CECCO Interlagos

A facilitadora de convivência Silvana Vieira começou a trabalhar no CECCO ainda no endereço antigo e já conta com uma história de 18 anos no serviço. Pela convivência com os usuários, ela pôde ver diversas histórias sendo transformadas. “Aqui, fazemos um trabalho de inclusão por meio das atividades. Nós percebemos que eles ficam mais participativos, mais dependentes. Temos usuários que frequentam há 10, 12 anos. É bem gratificante ver essa mudança neles”, conta Silvana.

Participando das oficinas de práticas orientais, o usuário do CECCO André de Souza Gomes frequenta o lugar há pouco mais de um ano. Gomes foi encaminhado por seu médico por conta do problema de antissocialização que apresentava, devido ao diagnóstico de depressão crônica. Ele explica como as atividades do CECCO mudaram sua vida: “Eu não conversava com as pessoas, ainda sou meio fechado. Mas depois desse ambiente comecei a me soltar mais, conviver em sociedade, resgatar valores morais, pensar mais no próximo. Aqui para mim não é só um lugar que eu frequento, é um lugar que eu posso contar nas horas boas e ruins. Fiz muitos amigos aqui, bons amigos”.

O que é um CECCO? 

Os CECCOs surgiram por conta da Política Antimanicomial, um ideal que ganhou força após a Reforma Psiquiátrica. A proposta da política é a de promover saúde aos pacientes com algum tipo de sofrimento mental, de forma humanizada e terapêutica. O CECCO Interlagos é um serviço de promoção de saúde comprometido com os princípios do SUS e de produção cultural de vocação intersetorial.

O serviço visa a promoção, a prevenção, a manutenção e a recuperação da saúde das pessoas, desde crianças até idosos. Atua por meio de oficinas terapêuticas de diferentes linguagens: artesanais, corporais, culturais, expressivas, práticas integrativas, buscando reestabelecer e reforçar vínculos humanos e sociais. 

Em São Paulo, temos 23 CECCOs espalhados pela capital, sendo que deste, cinco deles estão localizados na zona sul.

Serviço

CECCO Interlagos 

Avenida Atlântica, 4.988 – Interlagos

Horário: das 8h às 16h.

 


 

 

     

 
 
 
Quem Somos      Localização      Parceiros      Fale Conosco Copyright © - Portal de Interlagos