Home          Quero Anunciar          Mapa do Site          Fale Conosco  
Home      Quem Somos      Localização      Parceiros      Fale Conosco      Faça seu Cadastro
 
  Academias
  Açougues
  Agencias de Viagem
  Assitência Técnica Celular
  Bares
  Bibliotecas e Livrarias
  Bordados
  Cabeleireiros
  Campos de Golfe
  Cartórios
  Casas de Cãmbio Interlagos
  Casas de Repouso
  Centros Automotivos
  Chocolaterias
  Churrascarias
  Clubes
  Coleta Seletiva
  Consórcios
  Desumidificadores
  Docerias
  Escola de música
  Escola de Wake
  Escolas de Tenis
  Escolas em Interlagos
  Escritórios Contábeis
  Esquadrias de Alumínio
  Exame Médico admissional
  Exame Médico para motoristas
  Farmácias e Drogarias
  Floriculturas
  Gráficas
  Indústrias Eletronicas
  Jornais e Revistas
  Lanchonetes
  Locação de Quadras
  Locadoras de Carro
  Marcenarias
  Marinas
  Massagem e Estética
  Oficinas Mecânicas
  ONGs
  Óticas
  Padarias
  Paisagismo
  Parques
  Passeio de Barco
  PET SHOP
  Pizzarias
  Planos de Saúde
  Postos de abastecimento
  Publicações da região
  Remo e canoagem
  Restaurantes
  Seguros
  Serviços Públicos
  Shoppings
  Uniformes
  Universidade
  Utilidade Pública
 
  Inserir anúncio

  Imóveis
  Artigos esportivos
  Barcos
  Empregos
  Automóveis
  Máquinas e Equipamentos
  Artesanato
  Arte
  Cabeleireiros
  Móveis
 
  Náuticos
  Fórmula 1
  Automobilísticos
  Ciclísticos
  Musicais
  Esportivos
  Ambientais
  Teatro
  Populares
  Shows
  Diversos
  Festivais
  Infantis
  Educativos
  Gastronomicos
 
  Do bairro
  Autódromo
  Represa Guarapiranga
  Travessia do Atlantico
 
  Notícias
  Turismo
  Meio Ambiente
  Sobre o Monumento aos Heróis da Travessia do Atlantico
  Autódromo
  Clubes
  São Paulo
  Brasil
 
  Deixar meu recado
Ver todos os recados
 
 
Encontre aqui:
 
NOTÍCIA

EMEF Almeida Junior implementa horta pedagógica

Primeiro canteiro

A escola EMEF Professor Almeida Junior, localizada no bairro do Socorro, neste ano de 2018 está implementando o “Projeto Horta Pedagógica” com objetivos de extrapolar para além dos muros da escola, com porpostas que visam abordar e vivenciar questões do meio ambiente tão presente nos dias de hoje.

As crianças e adolescentes urbanos, mesmo morando numa região de São Paulo, às margens da represa Guarapiranga(que fornece 1/3 da água consumida na cidade) estão inseridos em um contexto no qual o consumismo soma-se à degradação do meio ambiente de forma recorrente, silenciosa e validada pela expansão imobiliária.

As escolas, assim tem um papel importante no trato dessas questões e desenvolvem conteúdos que abordam a sustentabilidade, o meio ambiente e as preocupações ecológicas. Como observa a coordenadora pedagógica Rosana Cognolato, “há necessidade de maior integração do ser humano com o ambiente, e uma das formas disto ocorrer é por meio de projetos realizados na escola.”

A EMEF Almeida Junior, dispõe de um espaço privilegiado para fazer com que os alunos, junto com a comunidade, possam compreender a importância que cada pessoa tem no cuidado com a natureza e com o ser humano, como parte integrante e como agente de conscientização e mudança.

Além da comunidade escolar, a EMEF conta com parceiros preciosos para “colocar mais adubo” neste terreno fértil de ideias e ações, entre eles o voluntário Helder Girolamo Scantamburlo que agrega seu projeto “Arca de Não é”, de educação e meio ambiente ao da escola trazendo mais ingredientes ao cardápio das mudas, sementes, hortaliças, panc’s (plantas comestíveis não convencionais), explorando e conhecendo toda esta diversidade que se apresenta debaixo dos nossos pés. For 

Os professores e a direção da escola abraçaram o projeto com grandes perspectivas de fazer diferença na comunidade local. Já desenvolveram várias atividades e  ações em prol do projeto, entre elas, a participação no curso hortas pedagógicas, uma parceria entre a Secretaria da Educação e a Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, recebendo assessoria do gestor ambienal Diego Blum, filiado à APGAM (Associação Paulista dos Gestores Ambientais  - http://apgam.blogspot.com/), além de insumos e materiais para preparar a terra.

Dentro da proposta já realizaram até um mutirão com alunos, pais, professores e funcionários e grafiteiros voluntários( irmãos siameses Crew), para carpir o terreno, e grafitar o muro da horta, confecção de placa de identificação da horta, além de outras atividades propostas com alunos, professores e funcionários. Assim espera-se que os pais e comunidade do entorno participem da iniciativa e possam em um futuro próximo usufruir dos produtos da horta, naturais, orgânicos e cultivados por todos o envolvidos, ensinando juntos às  crianças os princípios de uma alimentação saudável e o respeito pela natureza.

A importância de nossas ações, se somam aquilo que é fundamental para todos: fazer do lugar que vivemos seja no âmbito da escola, como do nosso planeta, um lugar repleto de vida.

 

 

     

 
 
 
Quem Somos      Localização      Parceiros      Fale Conosco Copyright © - Portal de Interlagos