Home          Quero Anunciar          Mapa do Site          Fale Conosco  
Home      Quem Somos      Localização      Parceiros      Fale Conosco      Faça seu Cadastro
 
  Academias
  Açougues
  Agencias de Viagem
  Assitência Técnica Celular
  Bares
  Bibliotecas e Livrarias
  Bordados
  Cabeleireiros
  Campos de Golfe
  Cartórios
  Casas de Cãmbio Interlagos
  Casas de Repouso
  Centros Automotivos
  Chocolaterias
  Churrascarias
  Clubes
  Coleta Seletiva
  Consórcios
  Desumidificadores
  Docerias
  Escola de música
  Escola de Wake
  Escolas de Tenis
  Escolas em Interlagos
  Escritórios Contábeis
  Esquadrias de Alumínio
  Exame Médico admissional
  Exame Médico para motoristas
  Farmácias e Drogarias
  Floriculturas
  Gráficas
  Indústrias Eletronicas
  Jornais e Revistas
  Lanchonetes
  Locação de Quadras
  Locadoras de Carro
  Marcenarias
  Marinas
  Massagem e Estética
  Oficinas Mecânicas
  ONGs
  Óticas
  Padarias
  Paisagismo
  Parques
  Passeio de Barco
  PET SHOP
  Pizzarias
  Planos de Saúde
  Postos de abastecimento
  Publicações da região
  Remo e canoagem
  Restaurantes
  Seguros
  Serviços Públicos
  Shoppings
  Uniformes
  Universidade
  Utilidade Pública
 
  Inserir anúncio

  Imóveis
  Artigos esportivos
  Barcos
  Empregos
  Automóveis
  Máquinas e Equipamentos
  Artesanato
  Arte
  Cabeleireiros
  Móveis
 
  Náuticos
  Fórmula 1
  Automobilísticos
  Ciclísticos
  Musicais
  Esportivos
  Ambientais
  Teatro
  Populares
  Shows
  Diversos
  Festivais
  Infantis
  Educativos
  Gastronomicos
 
  Do bairro
  Autódromo
  Represa Guarapiranga
  Travessia do Atlantico
 
  Notícias
  Turismo
  Meio Ambiente
  Sobre o Monumento aos Heróis da Travessia do Atlantico
  Autódromo
  Clubes
  São Paulo
  Brasil
 
  Deixar meu recado
Ver todos os recados
 
 
Encontre aqui:
 
NOTÍCIA

Patrimônio ambiental, Parelheiros possui cratera geológica habitada

“Amo Parelheiros de coração. Para mim, aqui é tudo”, diz a diarista Janira da Silva, 45, a respeito do distrito onde vive desde o primeiro ano de idade.

Junto com Marsilac, Parelheiros faz parte da prefeitura regional homônima, que é cheia de curiosidades. Além de ser um pulmão verde da capital paulista, tem uma cratera geológica formada há milhões de anos.

Localizada no extremo da zona sul de São Paulo, a região, que tem mais de 150 mil habitantes, é considerada Patrimônio Ambiental. Parelheiros ocupa uma área de 360,6 km², está sob as APAS (Área de Proteção Ambiental) Capivari-Monos e Bororé-Colônia, abriga remanescentes da Mata Atlântica, as bacias hidrográficas Capivari, Guarapiranga e Billings, e parte da Terra Indígena Tenondé Porã

Além disso, possui uma grande estrutura geológica, a Cratera da Colônia, formada pela queda de um corpo celeste, um meteorito.

A cratera de Colônia é a principal atração do patrimônio geológico da cidade de São Paulo. Foi criada com o impacto de um meteorito de aproximadamente 200m de diâmetro há aproximadamente 20 milhões de anos, formando uma cratera de 3,6 km de diâmetro.

No Brasil existem apenas cinco destas estruturas, e cerca de 70 no mundo todo. Porém, a cratera de Colônia é a mais próxima de um ambiente urbano (está a 35 km do centro da cidade). É um patrimônio natural tombado pelo Condephaat, mas tem sido pouco cuidada, apesar de seu valor geologico.

Em seu interior há uma coluna de sedimentos de 400 metros de profundidade onde, através de estudos de datação, seria possível identificar alguns fatores paleoclimáticos, biogeográficos e até arqueológicos da história natural e de ocupação, tanto do antigo sertão santamarense como do próprio planalto paulista, mas a ocupação irregular e crescente, iniciada em 1989, estão diminuindo dia a dia essa possibilidade.

O governo municipal estuda a criação de parque para conservação da área. 

Atualmente, ela é ocupada por residências, com cerca de 40 mil habitantes, que formaram o bairro Vargem Grande e ainda possui um presídio estadual. Foi tombada pelo Condephaat e é patrimônio geológico do estado de São Paulo.

Entre conglomerados urbanos, patrimônios naturais, culturais e geológicos, Parelheiros mantém extensa área verde, protegida por lei por se tratar de área de mananciais que produzem a água que a zona sul de São Paulo bebe, por isso agrada muito também a quem gosta de viver perto da natureza. 

Cheia de histórias

A região de Parelheiros começou a receber imigrantes alemães na primeira metade do século 19 e imigrantes japoneses no século seguinte, em 1940. Já o crescimento da urbanização ganhou força a partir dos anos 80.

No território, está presente o primeiro solo sagrado da Igreja Messiânica construído fora do Japão, diversas chácaras e conglomerados urbanos regulares e irregulares. O Observatório do Cidadão estima que até 2016 havia 3.611 domicílios em favelas. Algumas atividades de ecoturismo começaram a ser incentivadas pela prefeitura de São Paulo.

A diarista Janira Mendes da Silva acredita que o lugar onde mora possui muitos locais bonitos para quem gosta de natureza e o turismo pode ser uma alternativa para a geração de empregos, mas teme que ocorra mais desmatamentos. Por fim, pensa ser necessário ter mais espaços para lazer e estudos. Ela conta que as únicas atividades de entretenimento de Parelheiros são bares, rios, pesqueiros particulares e bailes funk.

As atividades culturais e esportivas oferecidas pelo poder público estão concentradas no CEU (Centro Educacional Unificado). Para Janira, apenas uma dessas unidades não é suficiente, principalmente para quem mora em bairros mais afastados. Ter mais bibliotecas também é uma necessidade. “Perto da prova do Enem, vários grupos de estudo são formados na biblioteca do CEU”, relata.

Adaptado do texto de Priscila Pacheco 

Foto: FAPESP

 

Tags Raio-X

 

 

     

 
 
 
Quem Somos      Localização      Parceiros      Fale Conosco Copyright © - Portal de Interlagos