Home          Quero Anunciar          Mapa do Site          Fale Conosco  
Home      Quem Somos      Localização      Parceiros      Fale Conosco      Faça seu Cadastro
 
  Academias
  Açougues
  Agencias de Viagem
  Bares
  Bibliotecas e Livrarias
  Bordados
  Cabeleireiros
  Campos de Golfe
  Cartórios
  Casas de Cãmbio Interlagos
  Casas de Repouso
  Centros Automotivos
  Chocolaterias
  Churrascarias
  Clubes
  Coleta Seletiva
  Consórcios
  Desumidificadores
  Docerias
  Escola de Wake
  Escolas de Tenis
  Escolas em Interlagos
  Escritórios Contábeis
  Esquadrias de Alumínio
  Exame Médico admissional
  Exame Médico para motoristas
  Farmácias e Drogarias
  Floriculturas
  Gráficas
  Indústrias Eletronicas
  Jornais e Revistas
  Lanchonetes
  Locação de Quadras
  Locadoras de Carro
  Marcenarias
  Marinas
  Massagem e Estética
  Oficinas Mecânicas
  ONGs
  Óticas
  Padarias
  Paisagismo
  Parques
  Passeio de Barco
  PET SHOP
  Pizzarias
  Planos de Saúde
  Postos de abastecimento
  Publicações da região
  Remo e canoagem
  Restaurantes
  Seguros
  Serviços Públicos
  Shoppings
  Uniformes
  Universidade
  Utilidade Pública
 
  Inserir anúncio

  Imóveis
  Artigos esportivos
  Barcos
  Empregos
  Automóveis
  Máquinas e Equipamentos
  Artesanato
  Arte
  Cabeleireiros
  Móveis
 
  Náuticos
  Fórmula 1
  Automobilísticos
  Ciclísticos
  Musicais
  Esportivos
  Ambientais
  Teatro
  Populares
  Shows
  Diversos
  Festivais
  Infantis
  Educativos
  Gastronomicos
 
  Do bairro
  Autódromo
  Represa Guarapiranga
  Travessia do Atlantico
 
  Notícias
  Turismo
  Meio Ambiente
  Sobre o Monumento aos Heróis da Travessia do Atlantico
  Autódromo
  Clubes
  São Paulo
  Brasil
 
  Deixar meu recado
Ver todos os recados
 
 
Encontre aqui:
 
MEIO AMBIENTE

Pomar Urbano ganha Trilha Sensorial

Foto: Pedro Calado

 

Atualmente, o tema sustentabilidade está presente no discurso de todas as grandes corporações. Mas os profissionais da Caterpillar passaram do discurso à prática e colocaram a mão na massa no plantio da Trilha Sensorial, o novo espaço do Pomar Urbano, projeto de recuperação ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (SMA). O evento voluntário realizado na quinta-feira, 30, na sede do Pomar, reuniu 40 executivos da empresa, que cavaram, plantaram e regaram todo o jardim.

Cheia de cores, perfumes, sons e texturas, o objetivo da trilha é aguçar os sentidos, daí seu nome. O intuito do espaço é atender aos alunos que visitam o Pomar Urbano para aprender sobre recuperação ambiental, conservação da natureza e sustentabilidade. O foco da trilha são crianças com alguma deficiência. “Uma criança cega pode usufruir desse jardim”, declara Rosa Moraes, consultora de responsabilidade sociaoambiental da Caterpillar. A empresa, além de ter seus altos executivos realizando o plantio voluntário, também será responsável pela manutenção da trilha. 

Concebido pela SMA em parceria com a empresa de paisagismo Castro Garden, o espaço reúne diversas plantas de 28 espécies diferentes, entre flores, ervas e folhagens, que preenchem os seus 500 m2. “É nossa chance de deixar nosso legado aqui e o plantio da Trilha Sensorial está em nossas mãos”, disse Suely Agostinho, diretora de assuntos coorporativos da Caterpillar, aos executivos. 

A Trilha Sensorial vai receber um carinho especial dos funcionários do projeto. “Temos que cuidar muito bem dessas plantas pois tivemos um grande período de seca”, declara Dagoberto Meneghini, um dos criadores do Pomar Urbano. A abertura para visitação está prevista para o final de setembro.

Pomar, um exemplo

O dia começou com uma apresentação sobre as ações de sustentabilidade da Caterpillar e a história e os feitos do Pomar Urbano. Dagoberto Meneghini explicou aos presentes como funciona o projeto e sua importância ambiental e social.

A história do Pomar começou há 11 anos, quando foi criado pelo então governador Mário Covas e, desde o início, a iniciativa vem se mostrando um exemplo de recuperação ambiental e desenvolvimento social.  Localizado às margens do Rio Pinheiros e lutando pelo seu espaço entre o rio e a marginal, consiste em áreas que antes não passavam de grandes depósitos de entulhos e, agora, recuperadas e mantidas, abrigam flora e fauna.

“O projeto mudou a cara da marginal. Por isso foi nossa escolha”, declara Rosa Moraes, da Caterpillar. A empresa faz um curso de sustentabilidade uma vez por ano, reunindo executivos de suas filiais em todo o mundo e, no último dia, eles seguem para um projeto voluntário.

Assim como a Caterpillar, várias empresas ao redor da marginal Pinheiros adotam um trecho do Pomar e ficam responsáveis pela sua recuperação e manutenção.

Além de ecológico, o projeto também tem cunho social. Os funcionários do Pomar recebem a oportunidade de capacitação em jardinagem graças ao projeto Frente de Trabalho.  O projeto também é uma escola ao ar livre. Desde o mês de março recebe grupos e escolas para a visitação educativa. As visitas guiadas são parte das ações para a recuperação das margens do Rio Pinheiros e a promoção da reintegração do rio à cidade de São Paulo.

Educativo, ecológico e social, o Pomar agora tem foco na acessibilidade. A Trilha Sensorial, trecho que os executivos da Caterpillar plantaram nessa data, tem o objetivo de atender às crianças portadoras de necessidades especiais. Estima-se que 8 mil alunos com deficiência visitarão a trilha por ano.

 

 

 

 

     

 
 
 
Quem Somos      Localização      Parceiros      Fale Conosco Copyright © - Portal de Interlagos