Avifauna da região sul de São Paulo - migratórias
Abaixo estão relacionadas 5 espécies de aves migratórias que anualmente visitam a região sul de São Paulo, para descansar e se alimentar antes de seguir viagem para seus destinos.
O Batuiruçu (Pluvialis dominica) é um visitante habitual da Guarapiranga.
Este maçarico migra do EUA e Canadá para o Sul da América do Sul e, de passagem pelo Brasil, para na Guarapiranga para descansar e se alimentar, antes de seguir viagem. Pode ser observado entre agosto e maio, sempre nas praias de areia da represa, onde se alimenta de invertebrados. Fica o tempo todo fora da água, andando pela praia.
Águia-pescadora (Pandion haliaetus)
Esta águia migra da América do Norte para a América do Sul durante o inverno. Alguns indivíduos passam um longo período na represa Guarapiranga, onde se alimentam exclusivamente de peixes, que capturam em vôo com sua poderosa garra.
Príncipe ou Verão (Pyrocephalus rubinus)
Esta ave aparece na Represa de Guarapiranga durante o inverno, migrando do sul do Brasil. O macho possui uma cor vermelha que chama a atenção de longe, sendo observado sempre pousado em cercas ou pequenas árvores próxima do chão. A fêmea é toda cinza. Alimenta-se de insetos que captura em voo.
Maçarico-de-perna-amarela (Tringa flavipes)
Este maçarico também migra do EUA e Canadá para o Sul da América do Sul, parando na Guarapiranga para descansar e se alimentar, antes de seguir viagem. Pode ser observado entre agosto e maio, sempre na margem da represa, se alimentando de insetos e larvas que captura com seu longo bico nos bancos de sedimento. Possui pernas altas e amarelas e passa boa parte do tempo dentro da água.
Maçarico-de-sobre-branco (Calidris fuscicollis)
Este maçarico também migra do EUA e Canadá para o Sul da América do Sul. Para na Guarapiranga para descansar e se alimentar. Pode ser observado entre agosto e maio, sempre na margem da represa, se alimentando de insetos e larvas que captura nas praias e bancos de sedimento. Possui uma região branca sobre a cauda, que pode ser observada em vôo.